9 de março de 2022

CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM REALIZA A 06° SESSÃO ORDINÁRIA DO 01° SEMESTRE



Nesta terça-feira, 08 de março, a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou a 06° Sessão Ordinária do 01° semestre presidida pelo Vereador Idailton Galeguinho, com a seguinte pauta: 


EXPEDIENTE


• INDICAÇÃO Nº 003/2022, de autoria do vereador João Carlos Bernardes Pereira Júnior, que indica “que [...] verifiquem as condições e executem as manutenções devidas nas pontes das estradas da zona rural, pois devido às chuvas frequentes e o desgaste natural por corrosão, elas se encontram em estado precário [...]”; 

• INDICAÇÃO Nº 004/2022, de autoria do vereador João Carlos Bernardes Pereira Júnior, que indica “que [...] verifiquem as condições e coloquem corrimão na escada localizada na passagem da linha ferroviária no fundo do restaurante alforria, ao tempo que solicito também que executem as manutenções devidas e necessárias das escadas”; 

• INDICAÇÃO Nº 008/2022, de autoria do vereador Arinaldo Urbano da Costa, que indica a “revitalização da principal entrada da cidade – contorno da Rodovia Lomanto Júnior”; 

• PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei Complementar nº 001, de 3 de março de 2022; 

• PARECER da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social ao Projeto de Lei Complementar nº 001, de 3 de março de 2022; 

• Anexos I e II e Impacto Financeiro ao PLE nº 007, de 25 de fevereiro de 2022; 

• Pedido de Providência Nº 005/2022, de autoria da vereadora Lúcia Cristina Souza Cerqueira, que indica “que seja providenciada com urgência a manutenção das estradas do Povoado de Umburana e Passagem Velha, município de Senhor do Bonfim”; 

• Ofício nº 036/2022, oriundo do gabinete do vereador Gilson Ernesto Leite Rodrigues, que justifica a ausência do vereador na Sessão Ordinária do dia 8-3-2022, em virtude de se encontrar executando atividades inerentes ao exercício do mandato parlamentar. 


ORDEM DO DIA


• PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei Complementar nº 001, de 3 de março de 2022; 


• PARECER da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social ao Projeto de Lei Complementar nº 001, de 3 de março de 2022; 


• Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 001/2022, que “Dispõe sobre a alteração da Lei Complementar nº 1.607/2021, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Política Cultural de Senhor do Bonfim e dá outras providências”; 


• PROPOSTA DE EMENDA À LEI ORGÂNICA Nº 02/2022, que “Altera o art. 33 da Lei Orgânica Municipal de Senhor do Bonfim e dá outras providências”.


DISCUTINDO O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR DO EXECUTIVO Nº 001/2022:


Vereador Hermógenes Almeida (PT): Falou que acha mais do que justo o fortalecimento da igualdade democrática e principalmente cultural em Senhor do Bonfim, pois trará mais eficácia no processo de construção de um conselho. Dessa forma, o Edil afirmou que votará favorável ao projeto. 


O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR DO EXECUTIVO Nº 001/2022 FOI APROVADO POR UNANIMIDADE. 


DISCUTINDO A PROPOSTA DE EMENDA À LEI ORGÂNICA Nº 02/2022:


Vereador Hermógenes Almeida (PT): Enfatizou que em 2020, enquanto Vereador, o Prefeito Laércio Júnior deu entrada na Câmara Municipal com a emenda à lei orgânica que diminuiria o recesso parlamentar. O Vereador falou que naquela época foi contra, porque achava que a intenção do ex – vereador seria mais política do que interesse em resolver a questão em pauta. Porém desta vez entende a necessidade de fortalecer o Legislativo e fazer com que a população reconheça os parlamentares como uma contribuição no processo de desenvolvimento do Município. Dessa forma, o Edil se declarou favorável a proposição. 


 Vereador Ary Urbano (DEM): Falou que concorda plenamente com a proposição e que os Vereadores estão dispostos a lutar pela melhoria do Município. Ainda, o Edil estendeu convite a sociedade bonfinense para serem mais participativos nos trabalhos legislativos. 


A PROPOSTA DE EMENDA À LEI ORGÂNICA Nº 02/2022 FOI APROVADO EM SEGUNDO TURNO POR UNANIMIDADE. 


ORDEM DOS INSCRITOS


Vereador Quinho do Carrapichel (PCdoB): Relatou suas ações executadas na última semana ao lado dos Deputados Bobo e Márcio Marinho. O Edil destacou que esteve no HDAM – Hospital D. Antônio Monteiro entregando um aparelho para ultrassom, e também na Solenidade que certificou os alunos que concluíram os cursos de empilhadeira, laticínios e doces e salgados.


Vereador Cleiton Vieira Pinto (PCdoB): Parabenizou as Vereadores Lúcia Cerqueira e Socorro do Pelé pelo Dia Internacional da Mulher e agradeceu as mensagens de felicitações recebidas em seu aniversário. 

O Edil falou que está feliz pela solenidade de certificação dos alunos que participaram dos cursos de empilhadeira, laticínios e doces e salgados. Na oportunidade o Vereador expressou gratidão a todos que contribuíram para tal realização. 

O Vereador ainda ressaltou que visita a CONDEVASF em busca de recursos para o Município. 


Vereador Hermógenes Almeida (PT): Destacou a importância do Dia Internacional da Mulher e mencionou que está cobrando do governo do Estado da Bahia a implantação da DEAM – Delegacia de Atendimento à Mulher, no Município. 


Vereador Elizeu dos Temperos (PROS): Parabenizou todas as mulheres pela Dia Internacional da Mulher em nome das Vereadoras do Município. 

O Edil expressou indignação com Diretor de Trânsito do Município Jailton Jaula pelo fechamento do viaduto da Sacramentinas que liga à Rua Manoel Vitorino. O Vereador propôs uma reunião dos Vereadores com Prefeito e o Diretor de Trânsito para que saberem que se as ações que estão sendo executadas na Cidade estão agradando a população. 


Vereador Ary Urbano (DEM): Parabenizou as mulheres pelo dia que em que a homenageia e destacou que visitou a CODEVASF -  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba ao lado do Prefeito Laércio Júnior. O encontro teve como objetivo, a entrega da relação de ruas que serão pavimentadas no Município de Senhor do Bonfim.


Vereador Netinho do Táxi (PRB): Propôs aos Vereadores da Casa para criar uma Comissão e provocar uma reunião com promotor ou responsáveis por controlar os preços do combustível.  

Segundo o Edil, comparando com outras cidades da região que o valor é menor, os responsáveis estão brincando com a cara do povo bonfinense junto com valor absurdo cobrado pelo combustível em nossa Cidade.



ORDEM DAS BANCADAS


Vereador Ary Urbano (DEM): Parabenizou as mulheres de Senhor do Bonfim pelo seu dia e salientou a importância das mulheres em nossas vidas. 


Vereador Socorro do Pelé (DEM): Prestou homenagens as mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. 


Vereador Helson de Carvalho (DEM): Homenageou todas as mulheres pelo o seu dia, citando uma mensagem que reconhece o valor e a importância feminina no mundo.


Vereador Elizeu dos Temperos (PROS): Dando continuidade ao seu discurso na ordem dos inscritos, o Vereador falou que o Município possui um Secretário de Administração e quem responde as ações do mesmo é o diretor de Trânsito. 

Indignado, o Vereador pediu para o Secretário de Administração aparecer e agir, pois na Cidade há várias ruas com fios pendurados. O Edil também questionou qual é a função do Secretário de Administração, pois segundo o Edil nunca viu uma ação. 


Vereador Netinho do Táxi (PRB): Dando continuidade ao seu discurso na ordem dos inscritos, o Vereador que amanhã mesmo estará tomando providencias a respeito do valor do combustível em Senhor do Bonfim. Ainda, o Vereador homenageou as Mulheres bonfinense pelo o seu dia. 


Vereador Cleiton Vieira Pinto (PCdoB): Falou que para ele é um privilégio nascer no dia Internacional da Mulher e parabenizou todas as mulheres bonfinenses pelo o seu dia. 


Vereador Lúcia Cerqueira (PT): Falou que ser mulher na sociedade não é fácil, mas não é impossível. Diante de todas as lutas e batalhadas contra a desigualdade, o machismo, etc. A mulher é um exemplo de força e determinação. Ainda na oportunidade, a Vereadora exibiu alguns vídeos que homenagearam as mulheres bonfinenses. 


ASCOM – CMSB – “O FUTURO DO MUNICIPIO PASA POR AQUI”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

analytics