3 de março de 2022

INICADA A QUARESMA NA DIOCESE DE BONFIM



A todo o Povo de Deus da Diocese de Bonfim 


“Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e nada do que criastes desprezais: perdoais nossos pecados pela penitência porque sois o Senhor nosso Deus” (Sb 11,24-25.27) Ant. da entrada. 


Caro irmão e irmã, A Quarta-feira de cinzas dá início ao Tempo da Quaresma com essa afirmação importante para o caminho que trilharemos até a Páscoa do Senhor: nosso Deus é um Deus de compaixão e perdoa nossos pecados! 


O caminho quaresmal é marcado pelo esforço pessoal de conversão ao Projeto de Vida que Deus nos oferece em seu Filho amado e entregue para a nossa salvação. É importante uma firme decisão pessoal e comunitária, para superarmos nossos pecados e podermos, na alegria, celebrar a Páscoa de Jesus e nossa, como pessoas novas, banhadas pela água da vida, que é o próprio Senhor. 


Como projeto de conversão comunitária a Campanha da Fraternidade deste ano nos chama à conversão para repensarmos os nossos projetos de educação, que sejam com sabedoria e com amor. Pedagogia assumida por Jesus ao acolher a pecadora, como acolhe a todos nós para o Banquete da vida eterna. É importante criar grupos de debates (nas igrejas, escolas, bairros, de pastorais e movimentos, etc.) para buscarmos juntos, caminhos de uma educação humana integral, que leve em conta a pessoa, suas opções de vida e suas atitudes de promoção de um mundo melhor; no cuidado com a natureza e o respeito para com o outro. 


Estamos acompanhando o horror da guerra deflagrada na Ucrânia, nossos irmãos na fé. Muitas pessoas já morreram por causa da ganância de uns poucos. O Papa Francisco conclama a todos os cristãos e pessoas de boa vontade a fazerem desta quarta-feira de cinzas um dia de jejum pela paz. O cristianismo é marcado pela busca da paz. Que o nosso jejum e nossas orações cheguem até o Senhor e ele toque os corações dos governantes para que cesse a guerra e seja restabelecida a concórdia. 


Dom Hernaldo Pinto Farias, SSS. Bispo Diocesano de Bonfim 


Senhor do Bonfim, 28 de fevereiro de 2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

analytics