8 de junho de 2022

CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM REALIZA A 29° SESSÃO ORDINÁRIA DO 01° SEMESTRE



Nesta terça-feira, 07 de junho, a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou a 29° Sessão Ordinária do 01° semestre presidida pelo Vereador Idailton Galeguinho, com a seguinte pauta:


EXPEDIENTE


• Projeto de Lei do Legislativo nº 032/2022, de autoria da vereadora Lúcia Cristina Souza Cerqueira, que “Declara utilidade pública municipal à Associação Quilombolas dos Pequenos Agricultores de Tanquinho e Adjacências e dá outras providências”; 

• Projeto de Lei do Legislativo nº 033/2022, de autoria do vereador João Carlos Bernardes Pereira Júnior, que “Dá denominação ao Mercado Popular, localizado na Praça Augusto Sena Gomes e dá outras providências”; 

• Projeto de Lei do Legislativo nº 038/2022, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, que “Institui concurso anual de redação entre os alunos da rede pública de ensino do Município de Senhor do Bonfim sobre a valorização do idoso e dá outras providências”; 

• PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 035, de 1º de junho de 2022; 

• PARECER da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social ao Projeto de Lei do Legislativo nº 035, de 1º de junho de 2022; 

• Ofício nº 006/2022, oriundo do gabinete da vereadora Lúcia Cristina Souza Cerqueira, que justifica a ausência da vereadora na Sessão Ordinária do dia 7-6-2022, em virtude de se encontrar executando atividades inerentes ao exercício do mandato parlamentar na cidade de Salvador-BA; 

• Ofício nº 050/2022, oriundo do gabinete do vereador Cleiton Vieira Pinto, que justifica a ausência do vereador na Sessão Ordinária do dia 7-6-2022, em virtude de se encontrar executando atividades inerentes ao exercício do mandato parlamentar; 

• Ofício nº 060/2022, oriundo do gabinete da vereadora Maria do Socorro de Andrade, que justifica ausência na Sessão Ordinária do dia 7-6-2022 em razão de luto; 

• Ofício nº 062/2022, oriundo do gabinete do vereador Genilson Pereira de Souza, que justifica a ausência do vereador na Sessão Ordinária do dia 7-6-2022, em virtude de se encontrar executando atividades inerentes ao exercício do mandato parlamentar na cidade de Salvador-BA. 

ORDEM DO DIA

• PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 035, de 1º de junho de 2022; 

• PARECER da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social ao Projeto de Lei do Legislativo nº 035, de 1º de junho de 2022; 

• Projeto de Lei do Legislativo nº 035/2022, de autoria do vereador Reinaldo Ferreira Santana, que “Declara os festejos religiosos de Santo Antônio Padroeiro do Distrito de Quicé do Município de Senhor do Bonfim Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade de Senhor do Bonfim – Bahia e dá outras providências”.


DISCUTINDO O PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 035/2022:


Vereador Rê do Sindicato (PT): Destacou que o Projeto de Lei de sua autoria possui o objetivo de declarar os festejos religiosos de Santo Antônio, Padroeiro do Distrito de Quicé do Município de Senhor do Bonfim, Patrimônio Cultural e Imaterial da Cidade. 

O Vereador salientou que a história desta tradição, suas atividades culturais e solicitou aos Edis que aprovem esta proposição. 


Vereador Gilsinho do Ernesto (PSL): Parabenizou a autoria do Projeto e declarou que votará pela aprovação. 


Vereador Ary Urbano (DEM): Enalteceu os festejos religiosos do Distrito de Quicé, citando que esse projeto é fundamental para preservação da Cultura municipal. O Parlamentar parabenizou o Vereador Rê do Sindicato pela autoria do Projeto e afirmou que será favorável a proposição. 

O PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 035/2022 FOI APROVADO POR UNANIMIDADE. 


ORDEM DOS INSCRITOS 


Vereador Ary Urbano (DEM): Falou sobre as dificuldades que os ambulantes estão enfrentando para trabalharem durante os festejos juninos 2022, no espaço Gonzagão.  Segundo o Edil, as dificuldades estão sendo relacionadas a empresa responsável pela logística do espaço, referente ao valor cobrado aos ambulantes que trabalham na festividade. 


Vereador Rê do Sindicato (PT): Falou sobre o Projeto de iluminação pública no Distrito de Missão do Sahy, conquista do Vereador com os Deputados Adolfo Menezes e Sérgio Brito.  

O Parlamentar destacou que o projeto custou R$ 1030,00 através de recursos do governo do Estado, autorizado pela SEINFRA e executado pela empresa COELBA.  


Vereador Elizeu dos Temperos (PROS): Disse que o projeto de iluminação pública citada pelo Vereador Rê do Sindicato, não existe a possibilidade de dois Deputados conseguirem a mesma emeda.  Se referindo ao vídeo que circula nas redes sociais sobre o serviço em discussão, o Vereador falou que o colega de oposição não agradeceu o Prefeito Laércio Júnior responsável por executar iluminação na BR-407 e BA-131 que ligada ao Distrito Missão do Sahy. 


Vereador Hermógenes Almeida (PT): Discursou em relação as emendas conquistadas pelos parlamentares. Segundo o Edil, ele não se importa com “o pai da criança” e sim com a execução da obra, porque quem ganha é o povo. 


ORDEM DAS BANCADAS


Vereador Gilsinho do Ernesto (PSL): Destacou os seus Projetos de Leis que foram aprovados e os que estão em tramitação nesta Casa de Legislativa.


Vereador Ary Urbano (DEM): Falou sobre o trabalho de infraestrutura que está sendo concluindo a na Rua Antônio Guena – Centro, onde foram retirados alguns pontos que não estavam sendo utilizados.


Vereador Biro Biro (PRB): Falou sobre a importância do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – PDDU. Segundo o edil, este projeto é fundamental para o desenvolvimento da Cidade. 


Vereador Hermógenes Almeida (PT): Disse que a Câmara Municipal deve ser o ponto de partida para discussões que liguem os Poderes Legislativo e Executivo a sociedade. O Vereador diz que observa pautas importantes para serem discutidas que a Câmara não está levando, citando como exemplo: Audiência Pública sobre a segurança pública. 


Vereador Idailton Galeguinho (DEM): Destacou as emendas adquiridas pelo mesmo e o Prefeito Laércio Júnior em viajem a Salvador – BA. O Edil citou que o Deputado Federal Elmar Nascimento direcionou R$ 9 milhões para auxiliar a administração municipal. 


Se referindo ao discurso do Vereador Hermógenes Gomes, o parlamentar disse que o Vereador deve participar mais das Sessões e não discutir projetos depois que foram sancionados.  


ASCOM – CMSB – “O FUTURO DO NOSSO MUNICIPIO PASSA POR AQUI. ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

analytics