6 de junho de 2022

PACIENTE FEZ DOIS EXAMES DE COVID EM MENOS DE MEIA HORA E TEVE RESULTADOS DIVERGENTES EM BONFIM



Na última sexta-feira dia 03 de junho, uma paciente em Senhor do Bonfim, que havia mantido contato com uma conhecida sua, que atestou positivo para Covid – 19, na UPA 24hs, na semana passada,  resolveu fazer também o exame e procurou o LACEN – Laboratório Central, segundo a paciente, no Lacen lhe informaram que o resultado demoraria entre 15 a 20 dias, preocupada e por estar com vários sintomas do vírus ela resolveu fazer o mesmo exame em um laboratório particular na cidade, em menos de 30minutos após fazer no laboratório público.


Confira os resultados



A coordenação do LACEN respondeu ao nosso blog: “Netto, existem mais de um tipo de exame para covid então provável que o realizado em outro laboratório não seja o mesmo daqui do Lacen. Tem exames que detectam antígenos e outros anticorpos e isso irá depender dos dias de sintomas. Tem também a diferença de sensibilidades de testes”. Em relação ao resultado a coordenação disse que não procede, e que o resultado pode sair em até 24hs.


Nossa reportagem recebeu esclarecimentos do LACEN de Salvador sobre a situação, "O diagnóstico molecular PCR e o teste de antígeno são metodologias diferentes com alvos de detecção viral diferentes, não sendo, portanto, metodologias comparáveis. Ainda que seja no mesmo dia de coleta, a carga viral da infeção em curso do paciente também pode interferir no resultado do exame, podendo haver instabilidade nas detecções principalmente se for no início ou final de infecção onde há carga viral baixa. 

Outro fator importante é a fase pré analítica, de coleta, acondicionamento e transporte da amostra, que se não realizada de forma apropriada interfere no exame de PCR contribuindo para má qualidade de amostra.

Ainda, o testes de antígenos tem diferentes taxas de especificidade e sensibilidade, tendo possibilidade de reação cruzada ou inespecífica em diferentes taxas a depender do fabricante, não sendo uma metodologia comparável ao RT-PCR por diferentes fatores estarem contribuindo para possíveis resultados discordantes".




Já o laboratório particular, reafirmou o resultado e ainda acrescentou que uma das possibilidades de o resultado “falso negativo”, do Lacem, pode estar relacionado a possibilidade quantidade insuficiente de material coletado.


Nota técnica 




Blog do Netto Maravilha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

analytics