13 de junho de 2022

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DE SENHOR DO BONFIM CONHECEU O PROJETO BÁSICO DO CANAL DO SERTÃO



Na última sexta-feira (10), o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário Paulo Terra Nova acompanhado dos Técnicos da Secretaria João Paulo Barbosa e Ramires Lira, se reuniu com o Técnico da Empresa Tetra Mais – prestadora de serviço da CODEVASF - João Paulo, onde foi apresentado o possível trecho que passará pelo município de Senhor do Bonfim o futuro Projeto Básico do Canal do Sertão (Transposição do Rio São Francisco – Eixo Sul). Durante o encontro foi solicitado o apoio dos Técnicos um levantamento prévio das possíveis áreas por onde passará o canal, visando identificar proprietários, áreas quilombolas, áreas de possíveis supressão de vegetação e construções rurais.


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Codevasf, emitiu ordem de serviço para o início da elaboração do projeto básico do Canal do Sertão Baiano e de sua interligação com o Perímetro de Irrigação Salitre. Os investimentos são de R$ 12,6 milhões. O Canal terá 300 quilômetros de extensão e será fonte de água para consumo humano e para o desenvolvimento de atividades produtivas diversas em 44 municípios da Bahia. A estrutura também proverá suprimento hídrico para as bacias hidrográficas dos rios Salitre, Tourão/Poções, Itapicuru e Jacuípe. O Canal deverá mobilizar investimentos de R$ 4,62 bilhões.


Cerca de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas. Aproximadamente 70 mil agricultores poderão ser beneficiados com o aumento da oferta hídrica, que tem como fonte o rio São Francisco. O empreendimento também deverá promover o surgimento de 45 mil empregos diretos e indiretos e novas oportunidades de renda para a população.



ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

analytics