21 de julho de 2022

PLANO PRELIMINAR INTERMUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SENHOR DO BONFIM É APRESENTADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA



Na manhã desta segunda-feira (18), a prefeitura de Senhor do Bonfim através da Superintendência de Meio Ambiente em parceria com o Consorcio de Desenvolvimento do Piemonte Norte do Itapicuru promoveu audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores para apresentar o Plano Preliminar Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município. 


Durante o evento que contou com a presença do prefeito Laércio Junior, secretários de governo, do vereador Biro Biro, o Promotor de Justiça Dr. Igor Clovis da Silva Miranda e de representantes do Ministério Público, Embasa, Univasf, estudantes do curso técnico de meio ambiente, sociedade civil, associações do seguimento e imprensa, foi apresentado pelo consultor da empresa Oriens Saulo Araújo, o diagnóstico da atual situação do lixão, dados relativos aos últimos anos, volumes gerados e o planejamento de ações que devem ser colocadas em prática nos próximos anos. Essa foi a primeira das 8 audiências públicas que irão acontecer no território e somente após a realização de todas é que será montado o plano final que deverá ser colocado em prática. 




Em sua fala o prefeito Laércio Junior falou da sua alegria em ver a grande quantidade de jovens na audiência pública. “Fico feliz em ver a quantidade de jovens nessa reunião, alunos do curso técnico de meio ambiente do Codetan. Mais uma vez gostaria de firmar o meu compromisso para o encerramento daquele lixão”, pontuou o gestor. 


Vale destacar que a construção do plano é uma obrigação legal do novo marco do Saneamento, Lei Federal nº 14.026/2020 que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico; e a Lei 12.305/2010, que prevê a organização da gestão dos resíduos sólidos nos municípios brasileiros, regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.404/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a implantação dos Sistemas de Logística Reversa no país.



ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

analytics