sexta-feira, 31 de maio de 2019

CURSO PRÁTICO DE APICULTURA REALIZADO EM BONFIM

17:25

No dia 29 de maio de 2019, foi realizado a II ETAPA DO CURSO PRÁTICO DE APICULTURA na comunidade de Picada do Distrito de Tijuaçu em Senhor do Bonfim-Bahia, sendo que a prática foi desenvolvida na propriedade (apiário) do apicultor JETRO MURCY.

"Este curso teve o apoio do IF BAIANO, CAAFTIPNI, SEDAF, SINTRAF, várias apicultores (as) que foram beneficiados (as) com o KIT APÍCOLA, por meio da SDR/CAR/SUAF e o Benilton de Freitas Oliveira da SEDAPE, responsável pelo Programa SOS ABELHAS. Portanto, esta é mais uma conquista do NOSSO MANDATO para o desenvolvimento do nosso povo", afirmou o VEREADOR RÊ DO SINDICATO.

ASCOM - VEREADOR RÊ DO SINDICATO

POLICIAL: PRF DE BONFIM APREENDE QUASE 200 KG DE MACONHA QUE SERIA LEVADA PARA O PERNAMBUCO

17:06

Por volta das 15h50min, dessa sexta-feira (31), durante plantão rotineiro no Posto 1 da Delegacia 10/4 da PRF, com sede em Senhor do Bonfim foi abordada uma caminhonete D20, de cor vinho, com placa do Mato Grosso do Sul, conduzida pelo motorista JOSÉ ARAÚJO, que teria saído de Barreiras e sentido ao Pernambuco.

Ao passar no Posto da Delegacia, os patrulheiros resolveram abordar e suspeitaram de uma parte elevada abaixo da carroceria, foram retiradas as madeiras da carroceira e dentro de um compartimento quadrado, num fundo falso foi encontrada uma grande quantidade de maconha acondicionada em tabletes de diversos tamanhos, que serão pesados, porém estima-se que deva haver aproximadamente 200 quilos da droga.


O motorista e a droga foram apresentados na sede da Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim, devendo o motorista ser autuado por tráfico e/ou associação ao tráfico de drogas.


Nosso Repórter tentou falar com o motorista, mas ele manteve seu direito de permanecer calado.

Blog do Netto Maravilha

POLICIAL: PM ATUANTE COMBATENDO TRÁFICO DE DROGAS, FURTOS E VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

16:00

ROCAM/6ºBPM ATUA PREVENTIVAMENTE NO TRÁFICO DE ENTORPECENTES

Por volta das 10h a Guarnição da Rocam, após averiguação nas proximidades do Beco Fino, abordou uma pessoa, que fora encontrado com certa quantidade de uma porção com aparência de maconha. O mesmo foi conduzido ao Complexo Policial. Lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência.

POLICIAIS DA 1ªCIA/6ºBPM AJUDARAM MULHER QUE TEVE BOLSA FURTADA

Por volta das 10h20, a Guarnição do Setor I, após solicitação da vítima, que informou ter tido furtada a bolsa dentro de uma loja, situada na travessa do Calçadão. Após diligência foi localizada a acusada sendo conduzida ao Complexo Policial. Flagrante lavrado.

6º BPM REALIZA ABORDAGENS VISANDO DIMINUIR OCORRÊNCIA POR ARMA BRANCA

Por volta das 09h, a Guarnição da Ronda Distrital, em abordagem a um menor, no Bairro Águas Claras, foi encontrado um canivete o qual foi apreendido e o menor liberado no local.

3ªCIA/6ºBPM AJUDA MULHER VÍTIMA DE AMEAÇA

Por volta das 15h a Guarnição de Jaguarari, registrou a ocorrência de perturbação e ameaça, sendo a vítima e o autor sendo conduzidos a Depol de Jaguarari. Registrado TCO.


6º BPM - “Aqui promovemos o bem!” (TC PM SOARES)
Fonte: Ascom/6º BPM

SENHOR DO BONFIM: ABERTURA DO 'FORRÓ GRITO' E 'FORRÓ NA FEIRA' ACONTECE NESTE SÁBADO 1º DE JUNHO

15:53

Prometendo muito forró e animação do jeito que o povo bonfinense sabe fazer, a programação junina da ´Capital Baiana do Forró´ começa oficialmente neste sábado ,1º de junho.

E para esquentar os festejos o 'Forró Grito' da Olaria e o 'Forró na Feira' dão o ponta pé inicial na festa.

Neste ano, o 'Forró na Feira' será realizado na Praça José Gonçalves (na frente dos Correios) das 9 às 13 horas. O espaço terá forró pé de serra e apresentações das tradicionais quadrilhas juninas.
Na noite de sábado, o 'Forró Grito' da Olaria esquenta o clima junino. A festa realizada pela prefeitura de Senhor do Bonfim tem encontro marcado a partir das 20 horas, na Rua José Coelho.

A programação contará com atrações musicais e culturais, a escolha da Rainha do Milho está dentro da programação. Além da Olaria, Brisas (dia 07) e Rua Irecê-Lagoa (dia 08) realizam o 'Forró Grito'.

No Espaço Gonzagão, no Parque da Cidade, a festa principal acontecerá de 21 a 24. Já no Espaço Assis do Acordeon, na Praça Nova do Congresso, o arrasta pé será de 21 a 23 de junho.

ASCOM - Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

POLICIAIS DA 1ª CIA/6ºBPM APRESENTA VALENTÃO QUE AGREDIA ESPOSA COM CABO DE ENXADA

15:45

Por volta de 20h40, a Guarnição deslocou até o bairro Barbosa Santos. A solicitante informou que foi agredida por seu companheiro, com um cabo de enxada. Foi realizada a busca pessoal nos envolvidos onde foi encontrada uma faca e um facão. Foram conduzidos para o Complexo Policial juntamente com material apreendido. Flagrante lavrado pela Lei Mª da Penha.

6º BPM - “Aqui promovemos o bem!” (TC PM SOARES)
Fonte: Ascom/6º BPM

CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM PROMOVEU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO TERRITÓRIO

15:33

A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou nesta quinta-feira, dia 30 de maio, uma audiência pública que teve como intuito discutir o papel o papel das Instituições Públicas de Ensino Superior em Senhor do Bonfim e no Território do Piemonte Norte do Itapicuru.

Foram convidados ao debate as Instituições UNEB – Universidade Estadual da Bahia, UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco e o IFBA - Instituto Federal da Baiano, além de representantes sindicais, estudantes das próprias universidades, e toda a população bonfinense.

A Diretora da UNEB - Campus VII, Suzzana Alice Lima, apresentou um resumo da estrutura do campus, baseando-se no número de alunos, quantidade de cursos e na produção acadêmica realizada pela Universidade do Estado da Bahia.

Logo em seguida, o diretor acadêmico do IFBA - Instituto Federal da Baiano, Alaércio Santos Ribeiro, iniciou seu fala apresentando um vídeo que faz uma apresentação mostrando a importância da Instituição na comunidade, com a participação de alunos, pais de alunos e professores. Em seguida o diretor, falou sobre a história da IF Baiano e sobre os cursos de nível técnico e superior do campus. O diretor também falou sobre o bloqueio de 30% na verba das instituições de ensino federais do país. “Em poucas palavras, a confirmação dos cortes traz consigo a incapacidade institucional de arcar com as despesas operacionais das instituições, sendo impossível fechar o ano acadêmico a contento”, finalizou.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE ELETROTÉCNICA

12:48

Seus sonhos podem virar metas que vão transformar sua realidade.
Venha para a RGS e seja um Técnico de Sucesso!

Inscrições abertas para o Curso de Eletrotécnica
Cursos 100% Presenciais, salas climatizadas e profissionais qualificados.

“INVISTA NO SEU FUTURO” ESPERAMOS POR VOCÊ!

Ligue para: (74) 3541-5865/ 9 9136-1264

Rua Visconde do Rio Branco, 42, Centro – Senhor do Bonfim/Ba

EMPREGO: IF BAIANO ABRE VAGAS PARA CARGOS DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO E PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

11:36

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO - IF Baiano, no uso de suas atribuições legais torna pública a abertura das inscrições para o Concurso Público destinado ao provimento de vagas para cargos Técnico-Administrativos em Educação - TAE do Quadro Permanente de Pessoal e abre também inscrições para o Concurso Público destinado ao provimento de vagas para os cargos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro Permanente de Pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Confira editais

PROFESSOR ENSINO BÁSICO
TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO

Ascom – IF Baiano

EMBASA MOBILIZA INTERIOR DO ESTADO COM SEMANA DO MEIO AMBIENTE

11:00

A Embasa vai realizar uma série de atividades socioeducativas no interior do Estado, com perspectiva de mobilização de mais de 10 mil pessoas no dia mundial do meio ambiente, 5 de junho. A programação (ver lista) conta com momentos lúdicos, como apresentações teatrais, jogos e concursos culturais a mutirões e trilhas ecológicas. Em 2019, com o tema “Quem sintoniza com a vida, cuida do entorno”, as ações têm por finalidade levar a sociedade a refletir sobre os impactos do homem no planeta, tornando-o agente ativo de preservação e de valorização do meio ambiente.

De acordo com a gerente de suporte social da diretoria de operação do interior, Cibele Fontes, “a data enseja o esclarecimento sobre a importância socioambiental da atuação da Embasa em todo o estado”. Outras atividades foram planejadas para levar informação, entretenimento e consciência ambiental ao longo do mês de junho, fechando o calendário de eventos.

Na região de Senhor do Bonfim, a Embasa realizará atividades durante toda a semana. No domingo (02 de junho), realiza caminhada da cidade de Senhor do Bonfim até a Barragem do Prata, evento em parceria com a Academia Impacto, com início previsto para as 06h. Na terça-feira (04), o Núcleo-Socioambiental da Embasa realizará palestra no Instituto Presbiteriano Lírio dos Vales, em Senhor do Bonfim, pela manhã e tarde. Na quarta (05), um estande será montado no Calçadão de Jacobina, enquanto na quinta-feira (06), equipes da Embasa farão uma blitz educativa no centro de Senhor do Bonfim. Já na sexta-feira (07), a Embasa encerra as atividades da campanha com um plantio de mudas na Barragem do Prata com estudantes no período da manhã.

Confira abaixo a programação em outras cidades no dia 05 de junho:

EDUCAÇÃO: UNEB DEFENDE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NA CÂMARA DE VEREADORES DE SENHOR DO BONFIM

10:54

O Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB participou ontem (30) de uma audiência pública, na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim, que teve como objetivo abordar sobre o papel das instituições públicas de ensino superior na cidade e no Território do Piemonte Norte do Itapicuru. Os representantes das universidades públicas da UNEB, Univasf e IF Baiano evidenciaram a importância social e econômica das instituições para o desenvolvimento da população, e consequentemente, da cidade, destacando sobre os cortes orçamentários que as instituições vêm sofrendo, que podem ocasionar no fechamento das universidades.

O reitor da Univasf, Julianeli Tolentino e o professor Atila Menezes frisaram sobre os impactos econômicos positivos que a presença das universidades causa nas cidades onde são implantadas, e que os cortes orçamentários do governo acarretarão, inicialmente, na demissão de terceirizados e que a oferta de alguns auxílios à comunidade acadêmica discente será prejudicada. “Nós precisamos sensibilizar o governo federal, através de nossos representantes políticos para que possam defender as nossas universidades públicas e os nossos institutos federais, pois contribuímos efetivamente para o desenvolvimento de nossas regiões”, afirmou Tolentino.