terça-feira, 11 de junho de 2019

VISITANTE INESPERADO PASSEIA NO CALÇADÃO DE BONFIM


FACULDADE AGES SE SENHOR DO BONFIM TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CONCORRER A UMA BOLSA DO PROUNI 2019-2


Quem pode se inscrever?

Para se inscrever no Prouni do segundo semestre de 2019 é preciso ter participado do Enem de 2018 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

- Estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino ou na rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola.
- Estudantes com deficiência.
- Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Como se inscrever?

Acesse o site siteprouni.mec.gov.br  e clique em "Fazer inscrição". Para efetuar a inscrição no Prouni do segundo semestre de 2019, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

Quais as datas do PROUNI 2019-2?
Inscrições
11/06 a 14/06
Resultado da 1ª chamada
18/06
Comprovação das informações da 1ª chamada
18/06 a 25/06
Resultado da 2ª chamada
02/07
Comprovação das informações da 2ª chamada
02/07 a 08/07
Prazo para participar da lista de espera
15/07 e 16/07
Divulgação da lista de espera
18/07

E se não conseguir uma bolsa do PROUNI?
A Rede de Ensino AGES oferece bolsas parciais (50%) e integrais para os estudantes que comprovem renda familiar reduzida (consulte os regulamentos e editais).

Acesse o site faculdadeages.com.br e conheça o ProAGES feito especialmente para você!
Entre em contato com a Faculdade AGES de Senhor do Bonfim:

(75) 9 9911-5074 (Claudiana)
(75) 9 9929-1551 (Creso Júnior)
(74) 9 9989-5257 (Secretaria do Campus)

SISMUSB FAZ COMUNICADO DE GREVE GERAL DOS SERVIÇOS EM BONFIM


CONVOCAÇÃO

O Sismusb – Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Sr. do Bonfim, vem informar a Todos os Servidores Municipais que fará adesão à GREVE GERAL, proposta pela UGT (União Geral dos Trabalhadores), pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical e Sindicatos em Geral, anunciada para  Sexta feira dia 14 de Junho de 2019, a concentração ocorrerá na Praça Nova do Congresso, a partir da 08h00min. Em seguida sairemos em caminhada pelas ruas centrais da cidade, em torno das mudanças da REFORMA DA PREVIDENCIA DO BRASIL a PEC 06/2019 . Contamos com a participação de todos os Servidores Público e trabalhadores em geral, Vamos mais uma vez, tentar informar e mobilizar a sociedade bonfinense.   
                
JUNTOS SEREMOS MAIS FORTE.
 
Raimundo Nonato R. de Oliveira
Coordenador Geral do Sismusb

POLICIAL: TRÊS PRESOS FOGEM DA DELEGACIA DA POLÍCIA CIVIL DE CAMPO FORMOSO


A Polícia Civil registrou a fuga de três detentos da carceragem da delegacia de Campo Formoso (BA) por volta das 5h da manhã desta terça-feira (11).

Segundo informações repassadas pela 54ª CIPM, os fugitivos são Vinícius de Jesus Santos, Erineu Santos Silva e Jackson da Silva. Guarnições fizeram diligências, mas não conseguiram recapturar ninguém.

Esta é a segunda fuga de presos em quase quatro meses. Em fevereiro três custodiados cerraram as grades dos tetos, improvisaram uma corda com panos e saíram da cela.

54ª CIPM

BONFIM: ‘FORRÓ GRITO’ ENCERRA PROGRAMAÇÃO NA RUA IRECÊ-PRAÇA DA LAGOA; PÚBLICO DE MAIS DE 10 MIL PESSOAS LOTOU A FESTA


Com muito forró, tradição e alegria, a edição 2019 do ‘Forró Grito’ terminou. A festa encerrou no sábado (08) com os shows de Adriano Mota, Forró Diferenciado e Modão Estilizado. A tradicional Bandinha e Cia e a Quadrilha Atrevida abriam o evento.

Durante a festa junina, o presidente da Câmara, vereadores, Cleiton Vieira, entregou certificado que declara o desfile do Bloco da Saudade e a Bandinha e Cia Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Senhor do Bonfim.

"É um bloco que tem uma história com a cidade, tenho a hora de ser o autor desse projeto", falou Cleiton.
"Obrigado ao governo municipal e a todos que estiveram empenhados para que essa festa bonita acontecesse com muito sucesso”, acrescentou o Edil.

Segundo a organização , cerca de 10 mil pessoas passaram pela festa. Um dos momentos mais esperados foi a final do concurso da 'Rainha do Milho’. A edição deste ano, além das candidatas Rebeca Cruz Duarte, representante da Rua Irecê-Lagoa, da jovem Emilly Yasmin, da grande Olaria, a candidata trans , Wara Ketlen dos Santos, concorreu pelo bairro Brisas do Monte.

Ao final das apresentações, o júri formado pela coreógrafa Cintia Ramos, a bailarina e ex-participante do concurso ‘Rainha do Milho’, Luzia Ribeiro, o professor Juracy Lima e, o coreografo Paulo Vasconcelos, escolheram Wara Ketlen dos Santos como a nova ‘Rainha do Milho’.

A vencedora entregará a chave da cidade ao prefeito na abertura dos festejos juninos, dia 20 de junho. Já com a faixa e a coroa, Wara falou emocionada para o grande público:“ Ser uma candidata trans a rainha do forró foi muito emocionante para mim. Gostaria de agradecer pelo privilégio de representar meu bairro”, enfatizou.

O 'Forró Grito' começou dia 1º de junho na grande Olaria, a segunda edição foi no Brisas do Monte, dia 7. A Polícia Militar (6º BPM) e a Guarda Municipal (GM) não atenderam nenhuma ocorrência significativa durante toda a programação.

Na abertura do evento, o prefeito usou uma frase da música criada pelo compositor bonfinense Luís Moreira para expressar a grandeza do momento festivo que a cidade está vivendo. “Ninguém faz tão bem, ninguém faz melhor. São João é em Bonfim: a capital baiana do forró! ”, destacou Carlos Brasileiro.

O evento foi organizado e coordenado pela Secretaria de Cultura e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte. " Foi uma noite incrível, o público participou com uma energia contagiante. Agora a nossa festa segue com o ‘Forró na Feira’ no próximo sábado(15 de junho)", lembrou Nalvinha Aguiar, secretária de Cultura. O 'Forró na Feira' acontece na Praça José Gonçalves(ao lado dos Correios) das 9 às 13 horas

No Espaço Gonzagão (Parque da Cidade) a festa principal acontecerá de 20 a 24. Já no Espaço Alternativo Assis do Acordeon (Praça Nova do Congresso), será de 21 a 23 de junho.


ASCOM - Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim - BA

PONTO NOVO: PREFEITURA DE PONTO NOVO REALIZARÁ CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM LIBRAS PARA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO


A Prefeitura Municipal de Ponto Novo através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura realizará Formação Continuada em Libras para cuidadores, professores da sala de recursos e profissionais da educação.

O Curso de Libras ofertado será composto de módulo básico I, II e intermediário. As inscrições poderão ser realizadas na sede da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura no período de 10 a 18 de junho de 2019.

Poderão se inscrever profissionais da educação, cuidadores e professores das salas de recursos da Rede Municipal de Ensino. O curso será realizado de 12 de julho a 08 de novembro de 2019, todas as sextas-feiras das 08h às 11h.

Para mais informações, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ponto Novo - BA

ARTIGO: DIA 23 DE JUNHO – UMA DILATAÇÃO NO TEMPO


Humberto Santiago (Béu) , 11-06-2019

Ao primeiro canto do galo, abro os olhos e levanto da cama. É o Dia 23 de Junho, uma sexta-feira! A feira municipal do sábado foi antecipada para hoje, pois amanhã é o feriado de São João. Lá fora, ouço o passar de pessoas e animais que se dirigem à feira para comprar e vender produtos que fabricam, bichos que criam ou culturas que plantam.

As conversas parecem diligentes! Todos têm pressa de chegar e sair. A noite de São João é imperiosa e o assar da carne de bode, das batatas e do milho nas fogueiras faz parte da cultura da cidade.
O São João de Senhor do Bonfim é famoso em todo o Brasil, sendo, inclusive, mais de uma vez, reportagem ao vivo no Jornal Nacional da Rede Globo e de outros telejornais.

O catingueiro ou matuto sabe que haverá forró em toda parte, seja na cidade, no distrito ou em qualquer lugar que exista aglomeração de casas e de pessoas. A festa só acaba quando o dia amanhece, o sapato “fura” ou o cidadão fica embriagado. O vestido de chita e a camisa quadriculada, de fabricação caseira,  quem costurou foi a comadre que mora na vizinhança.

Ao levantar, vou logo tomar banho, no que me questiono: encarar o frio de 18° graus ou a água aquecida no fogão? A resposta está no tempo, muito escasso para cumprir com todas as obrigações de um dia longo e atribulado.

Banho tomado e “bucho” cheio de cuscuz com ovo, carne de sol e café com leite, é hora de sair e me encontrar com Jailton Santana, Chiquinho e Ricardo Miranda, os irmãos Netinho e Cirinho, Fenelon, Nego Amintas e mais alguns outros que irão buscar a árvore para a fogueira que será erguida na Praça Caixeiros Viajantes. Este ano promete! Se em anos anteriores o local ficou credenciado como o espaço de maior fogo de espadas, neste, a coisa ainda vai ser bem melhor!
Entre os tocadores de espada, corre a notícia de que Jambeirinho, filho de Aurino Jambeiro e irmão de Dadá e Sérgio, trará de Cruz das Almas espadas com proporções bem maiores do que as nossas, alcançando um facho de fogo que ultrapassa os três metros de cumprimento. São espadas poderosas pelo peso e velocidade.

EDUCAÇÃO: IFBA REALIZA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EM JACOBINA


IFBA realiza processo seletivo simplificado para professor substituto em Jacobina

Desta terça-feira, 11/6, até o dia 4 de julho, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Jacobina está com inscrições abertas para seleção de professores substitutos nas áreas das engenharias mecânica, ambiental/sanitária, de minas e elétrica, além de geografia, física, geologia, matemática e atendimento educacional especializado, totalizando 11 vagas. O vencimento básico varia de R$ 2.236,31 a R$ 3.576,28 + R$ 229 ou R$ 458 de auxílio-alimentação, para uma jornada de trabalho de 20 a 40h.

Os interessados devem preencher formulário eletrônico (clique aqui) e gerar Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 70, de acordo com as instruções disponíveis no Anexo V do edital (nº 36/2019). Caso o candidato esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou seja membro de família de baixa renda, é possível solicitar a isenção do pagamento até o dia 17 de junho. A partir de 10/7, será divulgada a lista preliminar das inscrições homologadas.

O processo seletivo simplificado será realizado em duas etapas: prova de desempenho didático (eliminatória e classificatória) e avaliação de títulos (classificatória). O sorteio da ordem de apresentação da aula pública está previsto para 24 de julho.

O prazo de validade será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse da Administração.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail substituto2019.ifba@ifba.edu.br ou pelos telefones (74) 3621-8711/8725. Além de Jacobina, outras 20 cidades do estado dispõem de oportunidades, ultrapassando 100 vagas para diversas áreas de conhecimento.

Mais informações em portal.ifba.edu.br/menu-de-apoio/processos-seletivos/professor/substituto/2019/ed36

ASCOM – IF Jacobina

CURSO TÉCNICO ELETROTÉCNICA


Inscrições Abertas!

Aprenda a construir, montar, colocar em funcionamento e fazer a manutenção de diversos tipos de instalações elétricas.

Além de comercializar produtos e serviços,  estratégias de gestão de equipes que usem equipamentos relativos a essa área.

Investir em sua formação educacional é o primeiro passo em direção a um futuro profissional bem-sucedido.

O mercado de trabalho pede por pessoas com qualificação e nossa escola técnica RGS pode te ajudar a conseguir uma colocação mais rápido!

EXCLUSIVO: TESTE PERICIAL DEU NEGATIVO E ESPADA PODERÁ SER LIBERADA NA BAHIA


Conforme parecer técnico de exame em objeto, nº 002-2017 realizado pelo GEONASAN PERÍCIAS DIVERSAS, de Dr. George Nascimento Santos, que concluiu que:

Assim, em face ao analisado e exposto, conclui o Perito que o material, examinado descrito no item 3.2 do presente parecer técnico, apresentou características similares aos fogos de artificio, tais como, baixa velocidade de propagação, transferência de calor por condução e convecção, processo por combustão, ausência de ondas de choque e efeito de luz e som, permitindo assim este enquadramento, no momento se faz necessário adequações. Quanto a presença de rótulo explicativo contendo informações sobre efeito, manejo, denominação, classificação e procedência, para seguir as normas previstas no Decreto nº1797 e no R – 105, além de outras especificações legais.

Conclui ainda que, os testes de eficiência no objetos encaminhados, apresentaram resultados: NEGATIVO para EFEITOS EXPLOSIVOS e POSITIVO para presença de pólvora no interior dos cilindros de bambu, com EFEITO DE LANÇAMETO DE CHAMA.

Nada mais a lavrar de interesse pericial, foi encerrado o Parecer técnico pelo Perito, lido e achado conforme foi devidamente assinado.

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO E SUAS RESTRIÇÕES

(Senhor do Bonfim, Bahia, 07 de junho de 2019)
*Josemar Santana
Empréstimo Consignado, também chamado Crédito Consignado é um tipo de operação financeira em que a pessoa recorre a bancos ou instituições financeiras para obter determinado valor e pagar em parcelas mensais, descontadas de qualquer meio de vencimento, isto é, salário, benefício previdenciário ou aposentadoria.

Constitui-se, portanto, o Empréstimo Consignado, numa forma de ter acesso a crédito oferecido por bancos ou instituições financeiras, com duração que não deve ultrapassar a 72 (setenta e dois) meses, ou 6 9seis) anos e só pode ser realizado por pessoas que possuam vínculo empregatício de carteira assinada com alguma empresa, ou que seja servidor público, beneficiário da previdência social ou aposentado.

A primeira restrição para a obtenção do Empréstimo Consignado é a limitação do prazo que não pode ultrapassar a seis (6) anos ou 72 (setenta e dois) meses, vindo em seguida a limitação do percentual sobre o vencimento líquido do utilizador do empréstimo ou crédito, que não pode ser superior a 35% (trinta e cinco por cento).

CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM DIVULGA PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DESSA TERÇA-FEIRA


Será realizada nesta terça-feira, 11 de junho, mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim. A sessão também será transmitida pela internet a partir das 19h.

DURANTE O EXPEDIENTE SERÃO LIDAS AS MATÉRIAS:

PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 023/2019, de autoria do vereador Laércio Muniz de Azevêdo Júnior, que “institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos e Festas do Município a Semana de Projetos Educacionais sobre a Constituição Brasileira no âmbito da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim e dá outras providências”.

PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 024/2019, de autoria do vereador Laércio Muniz de Azevêdo Júnior, que “Dispõe sobre afixação de lista dos médicos plantonistas, do responsável pelo plantão e do número de leitos credenciados, ocupados e livres em hospitais, clínicas, centros e postos de saúde no Município de Senhor do Bonfim e dá outras providências”.

PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 025/2019, de autoria do vereador Reinaldo Ferreira Santana, que “declara as apresentações da quadrilha junina ‘Renascer’ Patrimônio Cultural Imaterial de Senhor do Bonfim e dá outras providências”.

PARECER da Comissão de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Decreto Legislativo nº 021/2019, de autoria de todos os vereadores, que “concede título de cidadão bonfinense ao senhor Flávio José Marcelino Remígio”.