A Prefeitura de Senhor do Bonfim lançou, na sexta-feira 6, o projeto De mãos dadas: novos caminhos para a educação do Campo. O novo empreendimento tem como objetivo redirecionar a pedagogia do ensino fundamental nas áreas rurais do município. Conteúdos diversos do modelo atual serão totalmente reestruturados ou substituídos, para no decorrer do projeto se constituir num currículo coerente e justo com o modo de vida rural.
O prefeito Paulo Machado, principal crítico da educação descontextualizada, que é levada ao campo, lembrou que esse é um dos mais importantes compromissos da gestão Cuidando da nossa gente com a população do meio rural bonfinense. A seu ver, “os currículo que tradicionalmente se aplicam às fazendas, comunidades e distritos têm forte conteúdo da vida urbana e pouco ou nada do cotidiano e da continuidade dos que realizam a produção econômica pelo trabalho agrário e pastoril. Daí o pouco interesse, abandono e fuga de uma escola que tem sido desfocada da realidade da vida e da cultura rural”.
Construção do currículo - Para executar essa experiência-piloto, o prefeito assinou convênio com o Instituto Rumos da Educação para o Desenvolvimento do Semi-árido Brasileiro, ong especializada no processo de construção da educação do campo. Em Bonfim, o projeto vem sendo estudado há quatro meses e será desenvolvido por etapas. Durante um ano e meio haverá encontros quinzenais e semestrais, muitos dos quais incluindo a participação do corpo docente, discente, pais dos alunos e membros das comunidades.
Para atingir o objetivo, o projeto Novos caminhos para a Educação do Campo trabalhará com cinco eixos – Educação Multisseriada, Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Gestão Democrática e Gestão Social – envolvendo cerca de 54 professores e diretores de 22 escolas e mais de 500 alunos. É do entendimento da secretária do Instituto Rumos, Solange Braga, que dessa atividade deve resultar a construção de uma nova modalidade de educação do campo.
Ela explica que: aos conteúdos dos PCNs que a Prefeitura já dá prioridade serão juntados os conteúdos forem sendo construídos de acordo com o contexto dos alunos e até o final do projeto o município deve ter uma política definida, com um quadro de professores permanentes”.
MEC procura modelo - A secretária municipal da Educação, Lílian Teixeira Lílian relata que, por interesse em adotar propostas alternativas, o Ministério da Educação tomou conhecimento do caráter inovador do projeto, tendo a coordenadora dessa área no governo federal se comprometido a acompanhar a experiência do nosso município, que pode tornar-se em referência para um modelo nacional de educação contextualizada.
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