Conferência Municipal promove debate sobre políticas do Trabalho


A Conferência foi coordenada pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e contou com o apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SICT) da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, Governo Cuidando da Nossa Gente. Como o próprio nome indica, o evento teve como objetivo principal promover um debate junto às entidades governamentais, não-governamentais e membros da sociedade civil do município sobre políticas públicas relacionadas ao trabalho, emprego e proteção social.
Ao abrir a Conferência, o prefeito Paulo Machado situou os conferencistas sobre o significado da expressão emprego e trabalho decente. Ele disse da importância de notarmos essa nova forma de designar emprego e trabalho acrescentado da palavra decente. Explicou que o trabalho na sociedade atual deve ser decente para se diferenciar da forma como ele existia nos séculos 17 e 18 e outras manifestações do capitalismo selvagem. Citou Karl Marx como cientista social que no século 19 começou a perceber as relações de exploração do trabalho, a exploração da mais valia, o lucro exacerbado e o trabalhador vilipendiado nessa relação.
Além do prefeito, também marcaram presença na mesa de abertura os representantes dos sindicatos de Senhor do Bonfim Reinaldo Santana (Trabalhadores Rurais), Ivone Ferreira (Comerciários) e José Felisberto da Silva (Patronal). Frederico Fernandes da Setre, Osório Rebouças do SEBRAE, Welhia Dantas do SAC, o presidente da Câmara João Carlos Bernardes (Biro-Biro) e os vereadores Carlos de Tijuaçu e Gilberto Cerqueira.
Agenda Bahia - O encontro desta quarta, reuniu representantes da comunidade Kolping, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Projovem, Centro de Referencia da Mulher, Cras, Peti, Conselho Tutelar, secretarias municipais de Meio Ambiente, Administração, Infraestrutura, Cultura, além de estudantes dos colégios estaduais de Bonfim, entre outras instituições para discutir políticas e contribuir com propostas para a elaboração da Agenda Bahia do Trabalho Decente.
Simultânea a dezenas de outras que estão acontecendo desde o mês e junho em toda Bahia, a plenária promovida em Bonfim faz parte de um processo que vai culminar na 3ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente que acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, em Salvador, que por sua vez vai gerar propostas mais amplas para a 1ª Conferência Nacional que ocorrerá em maio de 2012, em Brasília.
Diálogo Social – Para a elaboração das propostas foram definidos entre os participantes três grupos de trabalhos técnicos, os quais ficaram responsáveis para construir propostas relacionadas aos seguintes eixos temáticos: Princípios e Direitos, Proteção Social e Trabalho e Emprego. Em comum acordo, após uma hora de apreciação, os resultados foram apresentados aos demais grupos em plenária.
Resultados e delegados – Problemas elencados, propostas feitas, restou aos grupos de trabalho elegerem os delegados: seis, que representarão a cidade na Conferência Estadual.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE