SÃO JOÃO: CANTOR BONFINENSE COMENTA SOBRE SÃO JOÃO BONFINENSE


Caro Netto. Quero exprimir minha opinião em relação à realização do São João.

É sabido por todos que o São João de Bonfim é uma festa popular que há muito tempo promove a alegria, valoriza a economia local e mantém a tradição do nosso povo. Sabemos também que a seca infelizmente tem provocado muitos prejuízos e colocado todo o município em estado de alerta pela falta de água. Assim a realização do São João ficaria inviável como afirma muitas autoridades do município. •.
Pois bem, a realidade é que há muito anos os governos bonfinenses vem gastando muito e gastando mal para realizar a festa. Entre outras coisas: Contratações de bandas com valores astronômicos, onde o tempo de shows, em sua maioria, não passa de 01h30min; decorações pífias; barracas de alimentação sem estrutura e montadas de qualquer jeito; sanitários públicos ineficientes; inexistência de guias turísticos; má qualidade de fiscalização dos transportes durante o evento; descaso com a cultura e artistas locais; falta de um ponto de encontro e apoio no centro da cidade para os foliões bonfinenses e principalmente turistas (Forrobodó em local inadequado e sem estrutura); enfim, se fossemos enumerar os distúrbios da festa, fatalmente revelar-se-iam muito mais linhas, tamanha a precariedade de nossa festa.
Tudo isso tem nos contrariado enquanto bonfinense e afastado ano após anos os turistas da nossa cidade. Acredito que todos nós temos nos perguntado: E se não fosse o Forró do Sfrega, o que seria do nosso São João? No ano passado, por exemplo, pela primeira vez, deixei a cidade no período junino para curtir a festa em Petrolina, sei que muitos fizeram o mesmo, pois encontrei por lá muitos bonfinenses decepcionados com o nosso São João. É muito triste, mas...

Diante dessas afirmações, o que venho propor ao atual governo é a realização de um São João cheio de atrações regionais e manifestações culturais nos principais pontos da cidade. Reviver o São João nas ruas, com toda a hospitalidade que só os bonfinenses têm. Essa é uma fórmula simples e barata, onde o povo é a festa e ele mesmo a faz. Acredito na vontade de Dr. Correia, mas é preciso que toda a sua equipe esteja alinhada com o ensejo do povo de Bonfim.

Cito abaixo algumas das pequenas coisas que acredito, mesmo com a falta de recursos e as dificuldades da seca, podem revitalizar a festa. Não sou especialista, só quero revelar a minha percepção enquanto observador e forrozeiro que tarimbei durante o passar dos anos.
Nas ruas: Decoração apropriada inspirada em cenários típicos; sanfoneiros, manifestações culturais, grupo de calumbi, comidas típicas, blocos juninos e guias turísticos em todo envolto à festa, inclusive na rodoviária (principal ponto de chegada dos turistas).
Nos palcos: Casamento matuto, festival de música junina, artistas locais e regionais, sanfoneiros e outras tantas manifestações culturais existentes no município.
Tudo isso é claro, com uma boa dose de organização.

Isso pra mim, repito, é uma receita simples e bem mais barata, adequada a situação do município por causa da seca, e que de quebra, ainda restaura as tradições e a participação popular que um dia fizeram o São João de Bonfim ser considerado o melhor São João da Bahia.
J.Carlos
Cantor e compositor bonfinense
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE