Uma situação vivenciada há tempos por moradores do local onde há mais de décadas vem sendo utilizado como deposito de lixo de Senhor do Bonfim, pode chegar ao fim ainda este ano de 2014, quando o Governo pretende extinguir os “lixões” transformando-os em aterros sanitários. Mas enquanto isso não acontece a situação em Senhor do Bonfim vai ganhando novas dimensões.
Recentemente usuários da estrada vicinal que liga a sede do município aos povoados de Cachoeirinha, Cariacá e ao distrito de Quicé se depararam com o lixo no meio da estrada impedindo o tráfego, e em outras situações tendo seus veículos invadidos por odores gerados de dejetos que ali eram despejados.
O mais agravante está acontecendo nesses últimos dias de 2014, quando foi aberta uma estrada vicinal, onde a princípio se diziam que serviria para um atalho ao povoado de Cariaçá, na verdade teve como objetivo facilitar o despejo de resíduos e mais lixos na parte superior de onde já vem sendo despejado o lixo. Para tal até uma cerca foi desfeita e a área foi ampliada ficando a poucos metros de casas ribeirinhas, causando mais desconforto para os moradores que sofrem dia e noite com o mau cheiro, e demais incômodos.
Recentemente uma moradora abandonou seu lar devido a problemas gerados pela péssima qualidade do ar oriundo do lixo.
Nossa reportagem ouviu uma senhora de 95 anos que também fez suas indagações, e junto a sua filha cobram dos proprietários das terras e das autoridades locais, a interdição do lixão naquela área.
O lixo está sendo colocado em um novo local atrás do parque de exposição, onde existe residências a menos de 200 metros do local do novo lixão de Senhor do Bonfim.
Revoltados com esta situação moradores já estão se organizando para fazer um bloqueio no local onde os caminhões estão passando, caso os caminhões não parem de passar e depositar o lixo atrás do parque de exposição e vão também dar entrada na Promotoria Pública.
Maravilha Notícias