Você sabe realmente como calcular o preço dos produtos que vende? Não há como negar que grande parte dos comerciantes apresenta dificuldades na hora de colocar os preços em seus produtos. Se o valor ficar muito alto o cliente não compra, se ficar muito baixo não gerará receitas o suficiente para cobrir os custos que o negócio tem.
Observe algumas dicas que os ajudarão a calcular os preços de seus produtos:
1- Entenda qual é o sistema tributário de sua empresa: Simples, Lucro Real ou Lucro Presumido. Isso determina quanto você deve cobrar por cada produto, tendo em vista apenas quanto você tem de despesa para fornecer aquela mercadoria.
2- Calcule seus gastos- Toda empresa tem custos fixos e variáveis e isso também deve ser calculado para entrar no valor do produto. É preciso elaborar uma tabela de custos baseado em quanto se gasta com a empresa e com o produto, assim chegara a um valor que pode ser praticado.
Lembrando:
• Os gastos fixos são aqueles que você tem todos os meses, como o aluguel, contas de luz, água, telefone, salários dos funcionários (apenas salários fixos, não considere comissões), entre outros. Eles independem das vendas.
• Já os custos variáveis são aqueles que mudam todos os meses. São todos os gastos que variam conforme as vendas do negócio. São as taxas de cartões de crédito e débito, frete, impostos, comissão dos funcionários, investimentos em embalagens e sacolas além de outros gastos com publicidade por exemplo.
3- Formação da primeira categoria de preço - Esse é o preço de venda líquido do seu produto. Aqui você pensa na mercadoria livre de qualquer tipo de tributação ou possível desconto. É o que chamamos de núcleo duro do preço e é em torno dele que os demais preços são formados.
4- Preço de tabela - Esse é o valor bruto do seu produto, ou seja, o que você vai passar aos clientes. Mas aqui você precisa levar em conta, novamente, a opção tributária de sua empresa. Você deve somar o preço de venda líquido aos tributos na hora da venda, as comissões dos funcionários e ao desconto que pretende dar ao cliente, caso seja solicitado.
Para conhecer exatamente os tributos que devem entrar nesta conta, é importante que cada empresário converse com seu contador, assim, a possibilidade de erros diminui.
5- Posicionamento de mercado - Com o preço em mãos, você deve fazer uma avaliação sobre a sua postura diante da concorrência. Como você tem se posicionado? Você respeita o preço praticado pelos concorrentes? Cobra mais por oferecer um atendimento diferenciado? Tem um preço mais competitivo para vender mais? Tudo deve ser colocado na balança.
Para melhores esclarecimentos venha até o nosso escritório, localizado na Praça da Bandeira, 44 – Centro – Senhor do Bonfim (atrás da Prefeitura), ou entre em contato conosco através do telefone 74 3541-6216 ou e-mail cdjcontabilidade@gmail.com
Camila Ferreira, Deise Souza e Jaqueline Dumont, aguardam sua visita.