Em greve há mais de dois meses, os servidores de universidades estaduais da Bahia receberam nova proposta do governo estadual divulgada na tarde desta quarta-feira (15). A categoria ocupa a sede da Secretaria de Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O governo promete ampliar de 80 para 215 as promoções e progressões dos docentes este ano, além do compromisso de implementar, no prazo de 90 dias, todos os processos que já se encontram em tramitação. De acordo com a administração estadual, a ampliação representa um avanço que atenderá aproximadamente 95% dos processos dos professores. O Estado também se compromete a oferecer recursos sem comprometer o orçamento de custeio e investimento das universidades.
O governo também reafirma sua posição de revogar a Lei nº 7176/97 e propor uma nova norma que assegure mais autonomia às universidades, para que o estatuto seja definido pelas próprias instituições. Agora o movimento docente deve apresentar contraproposta, para que seja agendado novo encontro entre a classe e o governo. Os servidores se reúnem em assembleia às 9h30 desta quinta-feira (16), na sede da SEC.
ADUNEB