Encontro de Hip Hop abre inscrições para formação de RAP e Breaking e promete movimentar a cena cultural no Norte da Bahia



Movimentar a cena cultural da região com muita música, dança e animação, além de evidenciar o diálogo entre a cultura Hip Hop e as manifestações populares locais. Esses são alguns dos objetivos do IV Encontro da Cultura Hip Hop de Senhor do Bonfim (EH2B), que traz como tema "Histórias e Identidades”. O evento acontecerá no dia 8 de junho, na Praça Nova do Congresso, em Senhor do Bonfim.


Esse que promete ser o maior evento de Hip Hop da Bahia vai reunir grupos de diferentes territórios, na busca pela valorização da cultura Hip Hop, destacando o caráter político e cultural e evidenciando os aspectos que unem essa manifestação à rica herança da cultura popular do interior da Bahia.





Além disso, o EH2B vai propiciar a inserção de adolescentes e jovens na cultura Hip Hop através da 2ª edição do curso de formação Hip Hop do NEDU, que também faz parte desta iniciativa. O curso de RAP, facilitado pelo Rjó Mc, inicia no dia 22 de abril. Já o curso de Breaking, facilitado pelo professor Valter Ferreira, começa no dia 26 de abril, ambos realizados no Centro de Artes Professor Marcos Fábio de Oliveira Marques, anexo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim (CESB). Serão ofertadas 10 vagas para cada curso.


A formação é destinada a estudantes do ensino fundamental II, ensino médio e estudantes da licenciatura em Teatro da UNEB. O curso ofertará bolsa de auxílio custeio, no valor de R$ 100,00, para os estudantes de escolas estaduais que residem em zonas periféricas urbanas ou na zona rural de Senhor do Bonfim. A inscrição para as formações é gratuita e pode ser feita através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAey_keunsno4B0rbJbr1GHyabXGce1ojM8wU5qzzxU_kReA/viewform


Visando fortalecer ainda mais a cultura Hip Hop na Bahia, o EH2B conta com uma Mostra de Dança e Música realizada no Encontro, com premiações para as categorias Solo, Duo e Grupo. Os/as interessados/as em participar podem se inscrever entre os dias 22 e 26 de abril.


O produtor cultural, Murilo Aguiar, destaca a importância do EH2B, que já está na sua quarta edição “Essa também é uma iniciativa que não apenas celebra a diversidade, mas também fortalece os laços comunitários e inspira a transformação social e positiva na comunidade bonfinense”.


É importante frisar que a organização do EH2B reconhece a necessidade da inclusão e da acessibilidade das pessoas surdas ou que possuam neurodivergência, por isso, esses/as participantes terão, respectivamente, acompanhamento de um tradutor intérprete de Libras e acompanhante cuidador. Além disso, os materiais de divulgação do EH2B contam com audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras).  


O EH2B é realizado pela Produtora de Artes Integradas do Núcleo de Estudos em Danças Urbanas do Norte da Bahia (NEDU), com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. 


Lorena Simas

Assessora de Imprensa do EH2B

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE