Na manhã desta terça feira, 23/12 a Fundação Cultural Palmares, encaminhou para o nosso município, as CARTAS DE CERTIFICACAO QUILOMBOLA, reconhecendo as Comunidades do Brisas do Monte, Cidade Nova l, ll e lll, Monte Alegre, Monte Alegre l e ll, Comunidade Ogum Onire (Bonfim 3) na grande Olaria, como COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS, pelos seus históricos e ancestralidade.
O apoio incondicional do Prefeito Laércio Jr, do Vice Prefeito Eliseu Rios, da Secretaria de Cultura Jaqueline Araújo e do Diretor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Carlos de Tijuaçu, foram importantes para essa conquista.
Destacamos aqui a luta incansável da Consultora e ativista negra Gilmara Anastácia, do Pesquisador e Historiador Ivomar Gitanio e dos atores principais nesse processo - Pai Antônio que muito lutou e sonhou com esse momento, das senhoras Célia, Irene e do Advogado e PM Sidinei.
Agradecemos de coração, a visita técnica do Coordenador para Certificação de Comunidades Quilombolas da Fundação Cultural Palmares, o Sr. Alan Mattos, que no último dia 09/12 esteve aqui em Senhor do Bonfim, e hoje, conclui seu relatório técnico, com essa maravilhosa notícia, que Senhor do Bonfim, foi APROVADO e ganhou novas Comunidades Quilombolas, devidamente reconhecidas.
" Estou muito feliz com essa conquista, vamos continuar avançando e apoiando nossas Comunidades Tradicionais, nossa meta para 2026 será a conclusão do banco de dados e a busca por mais certificações, tanto Quilombolas, como Indígenas existentes no nosso município". Disse Carlos de Tijuaçu - Gestor da Pasta.
ASCOM - Diretoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Município de Senhor do Bonfim.

