Cerca de 30 professores da rede municipal de ensino de Senhor do Bonfim estão participando da oficina de Robótica Educativa promovida pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A formação, iniciada nesta quinta-feira (4) e concluída nesta sexta (5), aborda montagem e programação em blocos de robôs feitos com peças LEGO, no estilo “seguidor de linha”.
De acordo com a secretária municipal de Educação e Esportes, Eline Sobreira, a iniciativa integra as ações de inovação tecnológica da rede municipal e fortalece o uso da robótica como ferramenta pedagógica nas escolas. “Estamos avançando na implementação da Componente da Computação em nossa rede, garantindo que nossos estudantes tenham acesso a competências essenciais para o futuro. A implantação do nosso laboratório Maker foi uma grande conquista e representa um marco nesse processo de inovação. A capacitação dos professores, como esta oficina de Robótica Educativa, vem para fortalecer ainda mais esse trabalho, ampliando as possibilidades pedagógicas e preparando nossas escolas para uma educação alinhada às demandas do século 21”.
Durante a prática, os educadores trabalharam duas lógicas de programação: a primeira, em que o robô percorre um trajeto e para, ao identificar uma cor específica; e a segunda, na qual o robô segue uma linha marcada por cores, lógica semelhante aos protótipos utilizados nos galpões da Amazon.
Para o coordenador do Núcleo de Tecnologia Digital da Secretaria Municipal de Educação, Adegilço Barros, a experiência reforça novas possibilidades de ensino. “A proposta é instigante, emocionante e contagiante. Todos ficamos encantados com as enormes possibilidades pedagógicas que podem ser alcançadas através dessa oficina”, destacou.
Texto: Ascom PMSB
.jpeg)
