A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, realizou nesta terça-feira (13) a primeira certificação de 2026 com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O empreendimento certificado foi a Granja Belmont, unidade de beneficiamento de ovos e derivados localizada na comunidade de Estiva, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo mais qualidade e segurança alimentar para a população.
O Selo SIM assegura que o produto atende às normas sanitárias exigidas, oferecendo ao consumidor a garantia de estar adquirindo um alimento certificado por uma instituição oficial. Para o produtor, a certificação representa a legalização da atividade, evitando apreensões e fiscalizações indevidas, além de permitir a comercialização do produto em todo o território nacional através do Decreto federal 12.408/2025.
Proprietário da Granja Belmont, Fábio Borges destacou que buscou a certificação visando a expansão do negócio. “Avalio todo o processo com nota 10. Não houve burocracia, foi tudo simples e correto. Hoje, o sentimento é de liberdade, no sentido de sair da informalidade”, afirmou.
Produtividade
Atualmente, a Granja Belmont produz cerca de 2.200 ovos por dia, já comercializados em redes de supermercados de Senhor do Bonfim, consolidando o município como referência regional na produção de ovos caipira.
O secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário ressaltou a importância do momento para o município e para a região do Piemonte Norte do Itapicuru. “Foi um dia marcante para a agricultura familiar. Tivemos a honra de certificar mais uma granja produtora de ovos caipira, garantindo qualidade ao consumidor e segurança ao produtor. Esse selo permite a venda em todo o Brasil e fortalece a economia local”, destacou.
Participação expressiva
A solenidade de certificação contou com a presença do vice-prefeito Elizeu Rios, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Ivo Santiago, representantes do Senar, da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ana Cláudia, do presidente da cooperativa de avicultores do município, Ney Rios, além de representantes do consórcio intermunicipal, do CESOL e de moradores da comunidade de Estiva.
Texto: Ascom PMSB


