A Jovem Ana Clara Apolinário da Silva, nascida e residente na Comunidade Quilombola de Tijuaçu é um exemplo a ser seguido, de determinação, superação e vontade de vencer na vida.
Ana Clara não se acomoda, nem se vitimiza, pelo contrário, é uma verdadeira guerreira, que consegue conciliar os estudos, e a labuta diária, ajudando sua mãe, Dona Francineide Rodrigues da Silva (A Neidinha do Popota) tirar o sustento da casa, em um Tabuleiro de acarajé, no centro de Tijuaçu, na praça principal, bem em frente o Bar do Pereira.
A Jovem Ana Clara, ajuda sua mãe preparar e vender, o melhor VATAPÁ da região.
Ana Clara é estudante do Instituto Federal Baiano - Campus de Senhor do Bonfim, já realizou estágio na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e agora foi aprovada na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no curso de Agronomia, realizando assim, seu sonho de infância.
" Parabéns Ana Clara, sua mãe Neidinha, e a toda família de seu Popota, pela educação de berço que deram a esta garota, e agora estão fazendo das tripas coração para bancar os estudos dela, fora do Quilombo, e que no futuro bem próximo, ela possa vir compartilhar, com a nossa Comunidade Quilombola, tudo que aprendeu no curso de AGRÔNOMIA ". Palavras dos seus Padrinhos Ailton Rodrigues e Carla Jerônimo.
(ASCOM DO NEGÃO - Carlos de Tijuaçu - Diretor de Promoção da Igualdade Racial do Município de Senhor do Bonfim - Ba)

