Nossa redação recebeu essa semana e-mail do senhor Joanir de Queiroz, Leitor do Blog Maravilha Notícias, onde o mesmo questiona o funcionamento de algumas empresas provedoras de acesso a internet em Senhor do Bonfim.
Vejamos a reclamação de Joanir e em seguida a resposta da empresa Cyber Turbo, na qual nossa reportagem manteve contato.
"Caro Netto,
Venho por meio deste trazer ao seu conhecimento e, em conseguinte ao conhecimento público em geral a precariedade dos serviços de internet prestados na nossa cidade. Aqui, coloco em questão a empresa Cyber Turbo, mas o problema é geral, em conversa com outros consumidores.
Em primeiro caso, enfatizo aqui a queda considerável da velocidade da internet, em especial no período noturno. Tal problema infringe o inciso X, art. 6º da Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990 (CDC) em que é o meu direito básico gozar da adequada prestação dos serviços. Além disso, as quedas de internet têm se tornado frequentes, problema que se intensifica em dias chuvosos. Vale então salientar que há uma infração ao inciso V, art. 7º da Lei nº 12.965 de 23 de abril de 2014 em que é meu direito como usuário a “manutenção da qualidade contratada da conexão à internet”.
Com isso, venho por meio deste, solicitar, informações públicas, claras e completas, conforme o inciso VI, art. 7º da Lei nº 12.965/14, sobre as ações que empresa supracitada tem buscado para solucionar os problemas em tela, bem como solicitar ações que visem assegurar os meus direitos de consumidor previstos em Lei, considerando que compete a este ente privado, com fulcro nas legislações infra e constitucionais, proporcionar a efetiva prestação de serviços, haja vista que é essencial ao exercício da cidadania.
Solicito também medidas da Casa Legislativa para o cumprimento das legislações vigentes pelas prestadoras de serviços de internet".
Att,
Joanir de Queiroz Santana
RESPOSTA DA CYBER TURBO
"Prezado sr. Netto,
Agradeço o direito de resposta, a Cyber Turbo é uma empresa de Telecomunicações séria devidamente constituída e autorizada pela Anatel atuando em Senhor do Bonfim desde o ano 2004, são 12 anos de prestação de serviço buscando a cada dia a melhoria deste serviço, investindo em infraestrutura e novas tecnologias para oferecer um serviço cada vez melhor com qualidade e sem interrupções ao nossos clientes.
Esse investimento se torna inevitável, uma vez que a internet muda a todo tempo e temos que estar preparados para essa mudança, atualmente o maior trafego em nossa rede são videos, 80% do trafego da rede é vídeo, seja ele pelo Netflix, Youtube, Facebook ou Whatzapp, isso demanda maior velocidade para o cliente, a realidade de hoje não é a mesma de ontem, antes o cliente tinha em sua residência um PC e um notebook, hoje além destes ainda tem Tablets e Smartphones, ou seja a família toda esta conectada a internet consumindo mais internet, conseqüentemente se torna necessário o aumento da velocidade do plano de acesso do cliente.
Para você ter uma idéia, a Cyber esse ano já fez um upgrade em seu link triplicando a velocidade e estamos aguardando mais um upgrade.
A Cyber Turbo trabalha para manter a conexão do cliente estável e garantir o que foi contratado. Foi mencionado sobre dias chuvosos, nos dias chuvosos, tivemos problemas na queima de equipamentos, falta de energia,(toda nossa rede é ligada a rede da Coelba), ao faltar energia na posteação, infelizmente interrompe os nossos serviços, todo atendimento é feito na solicitação, porém pode demorar um pouco mais, isso é fato, não somente na Cyber mas em outros provedores também devido ao trabalho de risco em postes e ainda mais com chuva, a segurança dos nossos colaboradores vem em primeiro lugar, sempre que um cliente tem algum problema ou dificuldade de acesso pedimos que entre em contato para abrir uma ordem de serviço onde será feito o reparo se necessário e a resolução do problema, a Cyber Turbo está à disposição para qualquer esclarecimento".
Respeitosamente
Heron Luiz de O. Fernandes