Itiúba: MEC oficializa reajuste de 3,6% no piso salarial de professores e a Prefeitura já efetuou o pagamento de janeiro atualizado



A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Prefeitura de Itiúba, realizou credito no último dia 31/01, na conta dos professores referente ao mês de janeiro já com aumento de 3,6 % concedido pelo MEC.


O Ministério da Educação (MEC) reajustou nesta quarta-feira (31) o piso salarial nacional de professores da educação básica. A portaria, que prevê um aumento de 3,62%, foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”.


O valor mínimo definido pelo governo para 2024 foi de R$ 4.580,57. Em 2023, vigorou um piso de R$ 4.420,55.


Esse salário é válido para profissionais que lecionam na rede pública de ensino e cumprem jornada de ao menos 40 horas semanais.


O reajuste percentual está abaixo do acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, no último ano – 4,62%.


A atualização no salário dos professores é obrigatória, com base em uma lei sancionada em 2008, e ocorre anualmente, em janeiro.


O percentual reajustado nesta quarta já era aguardado por entidades da educação desde o fim de 2023, quando o MEC e o Ministério da Fazenda publicaram o reajuste do Valor Aluno Ano do Fundeb (VAAF).


Notícias de Santa Luz

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE