Resumo da Sessão da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim



Nessa terça-feira, dia 12 a Câmara Municipal, realizou sessão ordinária, presidida pelo seu vice presidente vereador Biro-Biro. O presidente da Câmara Idailton galeguinho, esteve na Sessão más não presidiu os trabalhos.

EXPEDIENTE 

• Ofício nº 054/2024 – Gabinete do Prefeito, que encaminha o Projeto de Lei do Executivo nº 009/2024; 

• Projeto de Lei do Executivo nº 009/2024, que “Autoriza o Poder Executivo a realizar e apoiar anualmente os campeonatos de futebol amador feminino e masculino, campeonatos da divisão de base em todas as categorias, copa master, copa do servidor, copa rural, campeonatos de bairros, distritos e povoados, incluindo-os no calendário anual de atividades desportivas do Município e dá outras providências”; 

• Ofício nº 058/2024 – Gabinete do Prefeito, que encaminha o Projeto de Lei do Executivo nº 013/2024; 

• Projeto de Lei do Executivo nº 013/2024, que “Autoriza o Poder Executivo a realizar anualmente os campeonatos de futsal adulto e divisão de base em todas as categorias, incluindo-os no calendário anual de atividades desportivas do Município e dá outras providências”; 

• Parecer da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Executivo nº 003, de 15 de fevereiro de 2024; 

• Parecer da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social ao Projeto de Lei do Executivo nº 003, de 15 de fevereiro de 2024; 

• Ofício nº 008/2024, oriundo da APAE, em que seu presidente, Gilson da Silva Bezerra, faz solicitação para usar da palavra na Tribuna, durante a Sessão Ordinária do presente dia, para “explanar sobre a APAE, instituição filantrópica que presta atendimento socioassistencial a pessoas com deficiência”. 



ORDEM DO DIA 

• Parecer da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Executivo nº 003, de 15 de fevereiro de 2024;(Parecer aprovado por unanimidade).

 • Parecer da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social ao Projeto de Lei do Executivo nº 003, de 15 de fevereiro de 2024; (Parece aprovado por unanimidade).

• Projeto de Lei do Executivo nº 003/2024, que “Dispõe sobre a criação e regulamentação do Programa de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas – EPJAI, no segmento Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, na modalidade presencial combinada, no município de Senhor do Bonfim”.


O Senhor Gilson Bezerra presidente da APAE em Senhor do Bonfim, foi convidado para utilizar a tribuna da Câmara pelo tempo de 10 minutos.

Falou dos 5 anos, frente a entidade e pediu apoio aos edis, afim de reativar o centro de reabilitação da instituição, que dependia em muito do apoio do município através da pessoa do prefeito Laércio Junior.

Parteado pelo vereador Biro-Biro, convocou a comissão de saúde para agendar um encontro com o prefeito Laercio Junior, para provocar o início do projeto que venha viabilizar tal ação da APAE.

Cleiton Vieira, parabenizou ao Senhor Gilson, pelo belíssimo trabalho voluntário frente a essa instituição em que bem ele conhecia. Disse que o governo estava avançando inclusive destinando uma área nas proximidade dos centro cultural Ceciliano de Carvalho, para construção de um centro de reabilitação para pessoas com deficiência.

Vereador Hermógenes Gomes de Almeida do PT, ao discutir o • Projeto de Lei do Executivo nº 03/2024, que “Dispõe sobre a criação e regulamentação do Programa de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas – EPJAI, no segmento Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, na modalidade presencial combinada, no município de Senhor do Bonfim”.

Na visão do edil, a sede do município talvez, tivesse alunos que se enquadrassem dentro do programa, o que possibilitaria na formação também de uma nova turma.

Observou que se não tivesse 20 anos a turma não seria formada o que seria muito preocupante aos que fizessem parte desta turma incompleta e que essas ponderações deveriam ser avaliadas bem melhor.

Biro-Biro: ao discutir o • Projeto de Lei do Executivo nº 03/2024, que “Dispõe sobre a criação e regulamentação do Programa de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas – EPJAI, no segmento Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, na modalidade presencial combinada, no município de Senhor do Bonfim”.

Disse em sua fala, que esse projeto que prevê uma idade mínima de 15 anos e que essa iniciativa, estava a oferecer uma oportunidade aqueles que não tiveram chance em estudar, por já possuir uma idade avançada. Biro, pediu ainda os jovens que já extrapolaram a idade, que procurem a secretaria municipal de educação do Município.

Projeto de Lei do Executivo nº 003/2024, que “Dispõe sobre a criação e regulamentação do Programa de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas – EPJAI, no segmento Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, na modalidade presencial combinada, no município de Senhor do Bonfim”.(Projeto aprovado por unanimidade).

BANCADAS

PT:

-Lucia Cerqueira, parabenizou a comunidade do alto da maravilha, onde foi instalada uma sala de universidade para todos no centro social urbano, que vai atender 50 alunos e que o bairro está de parabéns por esse grande avanço e na oportunidade fez agradecimentos ao governador Jeronimo Rodrigues, bem como ao deputado Bobô e Valmir Assunção.

UNIÃO BRASIL:

Não ocupou espaço!

PROS e PRB:

Elizeu dos Temperos, disse que a população vem reclamando do absurda da majoração dos valores das contas de fornecimento de agua por parte da embasa. Elizeu convocou aquela casa legislativa para comprar essa discussão em defesa do povo.

Provocou ainda ao Ministério Público e ao PROCON, pois talvez assim o problema fosse resolvido.

Criticou ainda a Coelba, pelas constantes queda de energia na cidade e com as contas muito alta e o povo também não está podendo pagar.


Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE