Bahia é o estado mais violento do Brasil pelo 5º ano consecutivo



A Bahia segue como o estado com maior registro de mortes violentas no Brasil pelo 5º ano seguido. Porém, teve queda de 4,1% no número de mortes violentas em 2023. Os dados fazem parte do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo G1 com base em informações oficiais dos 26 estados e o Distrito Federal.


Conforme o levantamento divulgado nesta terça-feira (12/03), foram contabilizadas 4.848 mortes violentas na Bahia no último ano, levando em consideração homicídios dolosos (quando o assassinato é intencional), latrocínios (quando a vítima é assassinada para que o roubo seja concluído) e lesões corporais seguidas de morte.


Os dados apontam uma média de 404 assassinatos por mês e 13 por dia. As 4.848 mortes violentas na Bahia representam uma fatia de 12,2% de todos os casos no Brasil: 39.492. Em 2022, o estado registrou 5.057 mortes violentas.


Ao analisar a quantidade de habitantes do estado no mesmo ano, um total de 14.141.626 pessoas, a Bahia contabilizou 34,3 mortes violentas por cada grupo de 100 mil habitantes. Também é possível observar que a cada 2.916 pessoas na Bahia, uma foi assassinada.


Ainda segundo o G1, a maioria das vítimas de homicídios dolosos na Bahia é formada por jovens adultos negros. Especialistas apontam que o envolvimento direto (por atuação) ou indireto (por morar em localidades onde há atuação) com o tráfico de drogas é a principal motivação destes assassinatos.


Fonte: Informe Baiano 


Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE