Promotor de Justiça Felipe Pazzolo visita nascente do Rio Gruna e garante água tratada para famílias afetadas pela supressão da Água da Leste em Senhor do Bonfim



Nesta sexta-feira (11), o promotor de Justiça Felipe Pazzolo realizou uma visita à nascente do Rio Gruna, em Senhor do Bonfim, acompanhado pelo vereador Cleiton Vieira, moradores das áreas afetadas e da GCM. A visita teve como objetivo conhecer de perto a origem da água da antiga Rede Ferroviária da Leste, que teve seu fornecimento suprimido após a Embasa apresentar laudos indicando contaminação e risco à saúde pública.

Para chegarem até a nascente foi necessário o uso de motocicletas, e mesmo diante da dificuldade, o promotor fez questão de acompanhar a comitiva, demonstrando atenção e sensibilidade à realidade enfrentada pelas famílias prejudicadas. O vereador Cleiton Vieira destacou a atitude inédita e elogiável do promotor, ressaltando que é a primeira vez que um representante do Ministério Público se envolve diretamente em uma situação como essa na cidade.




Como resultado da mobilização o Ministério Público recomendou que a Embasa fizesse o entroncamento de sua rede na rede da Leste e forneça água tratada às famílias que ficaram desabastecidas com a interrupção da rede. Muitas dessas pessoas não possuem sequer reservatórios em casa, enfrentando sérios prejuízos com a falta d’água. Casos mais delicados foram relatados à reportagem do Blog do Netto Maravilha, incluindo o de moradoras recém-operadas, que necessitam de cuidados especiais e higiene constante.

A situação também afetou empresários da região, especialmente donos de lava-jatos localizados no perímetro, que dependiam da água da Leste para manter suas atividades.

Em contato com nossa reportagem, o deputado estadual Bobô informou que esteve em diálogo com o presidente da Embasa e reforçou o compromisso assumido pela empresa em abastecer emergencialmente as famílias afetadas por um período inicial de 30 dias, conforme recomendação do Ministério Público.

Na quinta-feira (10), uma audiência pública foi aprovada na Câmara Municipal de Vereadores de Senhor do Bonfim, e contará com a participação de representantes da Embasa, da comunidade afetada, do INEMA, Câmara de Vereadores, Prefeitura, do Ministério Público e de outros órgãos. O objetivo do encontro será discutir alternativas e soluções para a distribuição de água no município de Senhor do Bonfim, garantindo o direito básico da população ao acesso à água de qualidade.

Blog do Netto Maravilha 
Postagem Anterior Próxima Postagem